Toda a gente quer saber qual é a melhor casta de vinhos, e a resposta dou-ta numa palavra: nenhuma!
Chocado ou chocada? Não fiques, se eu te fizer a pergunta qual é o melhor carro para ti, muito provavelmente hesitas entre as duas ou três paixões que tens. Então porque é tem de existir a melhor, o number one?
Nem a vida nem as coisas são assim, dou-te um exemplo, imagina que em determinada Região produtora de vinhos a única casta usada era a Touriga Nacional. Em determinado ano por condições climatéricas, as uvas estragavam-se ou eram de fraca qualidade, o que acontecia à região?
Num esboço de resposta começo por te dizer que todas as castas são importantes e dependendo dos anos e novamente, das condições climatéricas, este ano a casta A é melhor do que a casta B , para o próximo ano será a vez da C brilhar, garantindo assim que nunca deixa de se produzir vinho e que o mesmo mantém o seu perfil, ou seja parecido com o que estás habituado.
Voltemos à melhor das castas, em determinados anos uma casta pode beneficiar de condições excepcionais e ser extraordinária, fará então sentido, engarrafá-la só a ela para que os consumidores se apercebam de toda a sua riqueza, de todo o seu esplendor, mas acabam por ser casos excepcionais.
Os vinhos são mais ricos quando resultantes da mistura de várias castas, vinhos de lote, e como sempre se disse, a união faz a força, e, neste caso, a beleza.
E para ti, qual é a melhor casta de vinhos?
Se queres saber mais sobre as castas portuguesas lê o artigo do blog As Castas do Vinho em Portugal e se não estás inscrito, inscreve-te já e começa a provar vinhos exclusivos e a distinguir as várias castas.