As Castas de Vinho Em Portugal

Uma das grandes preocupações dos apreciadores de vinhos, se não a maior, é o conhecimento das castas de que são feitos os vinhos. Creio que a preocupação seguinte será reconhecê-las através dos sentidos quando provam, ou bebem, um vinho.

Não sendo impossível de o fazerem digo que ou andam a ver demasiados filmes do James Bond, ou têm uma preparação impar de prova, ao nível dos grandes do Mundo.

Não acreditas? Então prepara-te porque o teu curos de prova de vinhos começa aqui: vamos-te dar a conhecer as castas mais importantes de cada região produtora de vinhos para que realizes a dificuldade da tarefa a que as pessoas hoje em dia se propõem.

Vamos então a isto:

Começamos pelo menos usual…as castas para produção de vinhos verdes:

  • Alvarinho,
  • Arinto,
  • Avesso,
  • Azal,
  • Loureiro,
  • Trajadura

E agora vamos descendo pelo mapa de Portugal:

 

Castas Portuguesas Por Região

Concluído este exercício que tem tanto de paciente como de estoico voltemos ao tema das castas dos vinhos portugueses.

Com esta lista consegues ver que cada região tem tantas castas quer para a produção de vinhos tintos como de brancos que seria impossível reconhecê-las a todas em cada vinho que se bebesse.

Constamos que as castas não são património de uma única região, mas que aparecem em várias, não só nas regiões vizinhas mas disseminadas por outras por vezes distantes, o que dificulta o seu reconhecimento organoléptico (através dos sentidos) uma vez que a mesma casta criada numa zona fria tem um comportamento completamente diferente do que criada numa zona quente. Complicado não achas? O melhor é mesmo praticar e beber vinhos de diferentes castas.

Convém notar que esta riqueza de castas de cada região contribui de forma directa para a variedade, qualidade e riqueza dos seus vinhos. Não é por acaso que os vinhos portugueses apresentam uma variedade e qualidade tão altas.

Mas mais que distinguir as Castas (que é a palavra do ano…) é mais importante ainda termos umas boas noções de prova de vinhos e saibamos reconhecer os bons (em vez de apenas nos cingirmos às castas). E assim ao levar vinho para um jantar ou quando servimos um vinho em nossa casa sabermos apreciá-lo não só as suas castas, mas todos os aspectos que para nós fazem desse vinho o escolhido.

Queres ficar um pró em Vinhos? Regista-te no TWU!

Preenche os dados e nós contactamos-te:

One thought on “As Castas de Vinho Em Portugal

  1. Pingback: A melhor casta de vinhos de Portugal, sabes qual é? | Blog TWU

Comments are closed.

error: Conteúdo Protegido
pt_PTPT
en_GBEN es_ESES pt_PTPT