O que devemos casar com um vinho branco ou tinto?

artigo_o-que-casar-com-cada-vinho

Vinho branco ou tinto? Grande questão que marca, nem mais nem menos, o teu princípio no caminho dos prazeres da mesa. A descoberta dos equilíbrios entre o copo e o prato são afinal o maior desafio que uma vez começado, se prolonga por uma vida inteira.

Na verdade a descoberta dos nossos gostos, apetites, tendências, guloseimas são uma gulosa viagem recheada de surpresas, quem ainda não descobriu que um pequeno vinho por vezes nos sabe melhor do que um reputado de pedigree refinado? Sim, estas descobertas acontecem, surpreendem e obrigam-nos a ouvirmo-nos sempre que temos um apetite por vinho, branco ou tinto. Ajuda saberes o que vem nos livros e que podemos classificar de ponto de partida desta nossa conversa, ou, se preferires, desta nossa viagem.

Afirmam os entendidos baseados na experiência que os vinhos brancos se devem beber frescos como aperitivos ou a acompanhar pratos ligeiros do tipo saladas, mariscos, peixes grelhados, e os franceses, ou não fossem diferentes, acompanham alguns tipos de queijo mais para o curado, o que sinceramente não nos escandaliza nada, bem pelo contrário.

Os vinhos tintos esses ganharam hoje quase fama universal de se beberem a toda a hora e em todos os momentos. Um pouco exagerado, talvez, mas com muito de verdade, pois vemos a serem servidos como aperitivo e a acompanhar toda a refeição.

Vamos com calma, os cânones informam que os vinhos tintos sejam servidos com carnes, queijos e doces. Assim, os vinhos tintos jovens acompanham pratos de carnes grelhadas, bacalhau, doces não muito doces e queijos, quase todos. Note-se que os vinhos tintos mais evoluídos, com mais idade, são aconselhados para os pratos de forno, assados, cozidos e estufados.

Os mais arrojados vão mais longe pois estendem os aperitivos ao espumante e este como acompanhante do perú, os vinhos brancos às carnes brancas – galinha, pintada – e os vinhos do Porto Tawny às sobremesas.

Gostaste? Já tens matéria de sobra para as tuas experiências TWU e descobertas.

Aventura-te e diverte-te !

Adere ao TWU!

 

error: Conteúdo Protegido
pt_PTPT
en_GBEN es_ESES pt_PTPT