Porque é que deves fazer parte de um clube de vinhos?

TWU - artigo-clubedevinho

És daqueles que acha que fazer parte de um clube de vinhos é coisa de pais ou avós? Enganas-te. Aderir a um clube de vinhos é porventura uma das decisões mais esclarecidas e inteligentes que conheço. Não, não estou a ser faccioso, estou sim a decidir colocar nas mãos de conhecedores as escolhas dos vinhos que aprecio, e reservo para mim, isso reservo sempre, a oportunidade de adquirir este ou aquele vinho que me desperta a curiosidade ou me aguça a gula. Foi, e é, de longe a decisão mais inteligente que tomei por várias razões:

Tomo contacto com vinhos exclusivos que por minha auto-recriação nunca teria hipóteses de lá chegar, e fico a ter uma ideia muito próxima de cada região produtora. Aprecio cada vez mais a exclusividade dos vinhos destes clubes.

Alguém conhecedor, antes de mim provou e avaliou os vinhos que me propõem. Acredito que só me envie os melhores. Pois estes clubes vivem da permanência dos sócios, não iam propôr vinhos de baixa qualidade, arriscando-se a que no mês seguinte ninguém quisesse comprar-lhes vinhos.

Já tive a sorte de apreciar vinhos desconhecidos que considero verdadeiramente excepcionais, e enriqueci a minha cave de verdadeiras preciosidades. Os meus amigos adoravam ter algo parecido.

Tenho a informação essencial sobre cada vinho que propõem, dicas, casamentos gastronómicos, além de temperaturas de consumo, se é para decantar ou não, etc. Beneficio dum grande serviço e entrega em casa, leia-se não sou eu que tenho de “acartar” com os vinhos às costas.

Eduquei o meu gosto. Sim, se hoje alguém me serve um vinho um pouco abaixo do que estou habituado, noto imediatamente, e confesso, recuso baixar o meu standard que, de algum modo, passei a ser como conhecedor de vinhos não na acepção de conhecer tudo, mas na que mais valorizo, a de os saber avaliar e distinguir – afinal é o que conta. Não é a experiência a mãe da sabedoria? Provando mais vinhos, vou-me tornando mais expert na matéria. Mas sei que ainda tenho muito mais a descobrir.

Dentro da gama de preços em que me movo, tenho a certeza que me enviam os melhores de que têm conhecimento, e eu sou disso testemunha.
Bom, mas se me perguntas porque sou sócio dum Clube de Vinhos, respondo-lhe simplesmente: porque gosto.

E tu, já fazes parte do TWU | Wines for You?

Preenche os dados e nós contactamos-te:

error: Conteúdo Protegido
pt_PTPT
en_GBEN es_ESES pt_PTPT