Português, Espanhol, Francês ou Italiano – eis a questão!

artigo_vinhos_portugal-frança-espanha-italia

Vinhos italianos, franceses, espanhóis, portugueses: todos diferentes, todos iguais?

Muitas pessoas interrogam-se, quanto mais não seja, pela curiosidade de como serão os vinhos de outros países, o que hoje, bem ou mal, não é difícil responder pois em qualquer supermercado ou restaurante existem vinhos de diferentes países. Uma garrafa aberta, pergunta respondida.

Claro que há sempre o receio de saber se é o país correcto para começar, e se o vinho que compramos para provar é o correcto para ficar, se não mais, com uma primeira fotografia do país. Um conselho, não compliques, prova, bebe, aprecia.

Não te assustes são mesmo diferentes, devem sê-lo, têm de o ser, porquê, simplesmente porque a cada país e região: o seu uso, seu costume e sua herança. Não seria demais, até monótono, que todos os países tivessem as mesmas castas de vinhos e os mesmos climas ou até os mesmos solos?

Pois bem, a verdade é que cada terra com seu uso produz os vinhos com as suas castas, supostamente as que melhor se dão naquela região, naquelas terras, naqueles climas, e mais importante que melhor casam com as suas comidas.

Assim encontras em cada país os seus vinhos todos diferentes e todos deliciosos para conhecer, abrindo os nossos horizontes e dando-nos oportunidades únicas. E claro que há histórias engraçadas, sabes que ainda hoje os gregos gostam de vinhos a saber a resina, que estranho, não é?

A explicação é simples, na antiguidade os romanos produtores de vinhos exportavam-nos de barco para a Grécia, só que muitas vezes as ânforas caiam e o vinho perdia-se, a tripulação tirava a rolha de cortiça e servia-se, os vinhos em contacto com o ar, alteravam-se, pelo que com tantos contras os donos dos ditos passaram a selar as ânforas com resina, evitando os males que os afectavam.

Como a rolha não era hermética o vinho entrava em contacto com a resina e ganhava o seu sabor a que os gregos outro remédio não tiveram do que habituar-se ao mesmo, isto se queriam beber vinho romano…

Como vês cada terra com seu uso, e há uns bem giros. Vinho com resina? Puah!

Queres aprender mais sobre vinhos?

Entra em contacto connosco!

Escreve aqui a tua mensagem:

Ao facultares estes dados pessoais estás a consentir a autorização do tratamento pela Soc. de Vinhos e Sabores Lda. nos termos do Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD).

error: Conteúdo Protegido
pt_PTPT
en_GBEN es_ESES pt_PTPT